Quem
costuma estar atendo nos desfiles de moda brasileiros, ja deve saber a mudança
que deve ocorrer a partir do ano que vem.
A partir
de 2013, as coleções de verão serão apresentadas na segunda quinzena do mês de
março, e as de inverno na segunda quinzena de outubro. Excepcionalmente, este
ano, será realizado uma terceira edição dos eventos em outubro (2012). Essas datas
serão definidas assim que forem finalizada a implantação do novo planejamento
operacional.
A
revisão de datas traz a possibilidade de um melhor planejamento na hora do
desenvolvimento das coleções, consolidando um intervalo maior entre o
lançamento e a chegada no varejo. A readequação do calendário abre a
possibilidade para o lançamento do alto verão no Rio de Janeiro.
“Somos um grande sistema que trabalha de
forma integrada para que todos ganhem. A revisão das datas vai permitir um
planejamento mais adequado para todos”, destaca Paulo Borges, presidente da
Luminosidade, empresa responsável pelas semanas de moda. “É uma nova etapa de aprendizado e desenvolvimento que, com
certeza, vai contribuir para aperfeiçoar resultados e tornar os negócios mais
competitivos”.
O novo calendário de
desfiles dará mais tempo para produzir as coleções, para vender.
Acredita se que é a coisa mais importante que está acontecendo na indústria da
moda brasileira, que se permitira encontrar um melhor lugar no mundo.
Porem com todos esses pontos positivos, e melhorias que
ia trazer para a moda brasileira, será que
as tecelagens, confecções, marcas e lojistas estão preparados para essa
mudança?
Muitas marcas decidiram ficar de fora,
pois não estavam preparadas para fazer três desfiles no mesmo ano. E terão
que correr contra o tempo, para poder desesnvolver suas coleçoes.
Patrícia
Costa, dona da multimarca Santamada, de Presidente Prudente (SP), é compradora
convidada do Rio-à-Porter há três anos, e diz: '“Vou participar do próximo evento porque terei que fazer
pedido para a loja. Mas é fato que comprarei menos. Ninguém no fim do ano,
precisando acabar com o estoque antes da liquidação e ainda acabando de receber
alto verão, vai pensar em inverno… Fraco do jeito que o comércio está... Acho
fora da realidade brasileira. Quem é o comitê que define as datas?” Patrícia
ainda aponta que, com a antecipação, irá direto a seus carros-chefe, pois será
preciso fazer um “pedido consciente”
E outro problema que as marcas apontam
no momento é a falta de matéria-prima, por falta de tempo de os fornecedores se
programar.
Segue abaixo as novas datas:
OUTONO/INVERNO 2013
SPFW 29 a 31 de outubro de 2012
Fashion Rio 7 a 9 de
novembro de 2012
Rio-à-Porter 7 a 9 de
novembro de 2012
PRIMAVERA/VERÃO 2013/ 2014
SPFW 14 a 18 de março de 2013
Fashion Rio 22 a 26 de março
de 2013
Rio-à-Porter 25 a 27 de
março de 2013
OUTONO/INVERNO 2014
Fashion Rio 15 a 19 de outubro de 2013
Rio-à-Porter 15 a 18 de
outubro de 2013
SPFW 28 de outubro a 1º de
novembro de 2013
Fontes:
http://blogs.ne10.uol.com.br/social1/2012/07/03/novo-calendario-da-moda-brasileira/
http://www.thebos.com.br/mudanca-no-calendario-de-moda-no-brasil/
http://br.fashionmag.com/news/Confirmado-o-novo-calendario-da-moda-brasileira,284371.html
http://pioneiro.clicrbs.com.br/rs/cultura-e-tendencias/almanaque/noticia/2012/11/novo-calendario-da-spfw-coloca-o-brasil-no-circuito-mundial-da-moda-3936162.html
http://www.costuraperfeita.com.br/edicao/16/materia/negocios.html
0 comentários:
Postar um comentário